Trabalho

O que NÃO contaram a você sobre o trabalho online

Toda mudança traz medo dos desafios que ela carrega. O desconhecido sempre assusta. Algumas vezes por não sabermos lidar, outras por não termos as ferramentas necessárias e, mais, por nos apegarmos demais àquilo que já dominamos. Cada nova era que a humanidade testemunhou trouxe muitas perdas, desafios, todavia trouxe também muitos avanços, novas perspectivas e respostas na ciência e na tecnologia para a resolução de muitos conflitos da sociedade contemporânea.

Naturalmente, a crise atual, relacionada à pandemia do novo coronavírus, movimentou mudança nas relações de trabalho e despertou em muitas pessoas a necessidade de se adequar às novas tecnologias da informação e comunicação. Este movimento, para muitas pessoas, não aconteceria voluntariamente. Dessa forma, queremos compartilhar com vocês alguns dos desafios para quem decidiu produzir seu trabalho, produtos, serviços, comunicação, por meio de plataformas digitais.

Trabalhar online, por si só, traz grandes desafios e alguns deles, dividimos com vocês neste artigo. Esperamos que vocês reflitam sobre esta transição do mundo e de uma nova forma de viver, trabalhar, pensar e se relacionar. Preparada(o)s?

Desafio #1 – crise de identidade: as pessoas não conhecem a si mesmas. Nunca tivemos tanta crise existencial como nesta geração. Isso dificulta ter que se ver no vídeo ou se expor. A insegurança e a falta de autoconfiança, neste caso, estão diretamente relacionadas à falta de autoconhecimento.

Desafio #2 – falta de curiosidade para aprender novos conteúdos. As pessoas se acomodam no conhecimento que dominam e deixam de inserir em sua rotina o aprendizado de novas ferramentas, de novas tecnologias e de novas formas de fazer a mesma coisa.

Desafio #3 – perfil conservador em relação a mudanças. Muitas pessoas resistem à mudança porque acreditam que o novo não vai ser tão bom, não vai ser tão efetivo na resolução de seus problemas. Portanto, se abrir a novas ideias e propostas faz toda a diferença.

Desafio #4 – preparar o ambiente virtual como um ambiente corporativo. A lógica permanece a mesma: você continua trabalhando. A postura profissional precisa existir durante a execução de suas atividades e as seguintes dicas podem te auxiliar: se prepare para iniciar o dia, defina o seu expediente e realize pausas para o respiro criativo. Reserve momentos para alimentação, hobbies,descanso e compromissos pessoais.

Desafio #5 – trabalhar online. Afinal, para muitos a internet ainda não é sinônimo de produtividade. Aparecer como disponível nas redes sociais pode gerar a impressão de tempo livre, assim como estar online e não responder pode gerar uma interpretação ruim. Comunique sutilmente a sua forma de trabalho, esteja aberto a explicar para as pessoas como as suas atividades são realizadas e de forma bem leve informe seus horários. 

Desafio #6 – silencie as desculpas. Temos uma facilidade incrível para criar justificativas e quando alimentamos esse hábito, nos tornamos procrastinadores profissionais. É preciso compreender o motivo que nos faz preferir o que aparentemente dá menos trabalho. Ao escolher o lado do agir, você chama a responsabilidade para si e permite que as oportunidades te acessem.  

As estações que mais impulsionam a nossa evolução são as que mais nos confrontam. É comum ao apresentarmos soluções ouvirmos posicionamentos relutantes, por isso, é essencial buscar novas fontes, testar, se dispor a viver novos desafios e aprender com eles. 

Estamos diante de um cenário inédito, que já provoca uma repercussão na história por não ter uma solução pronta. A consequência sobre a nossa forma de trabalhar é só uma forma como o mundo foi atingido. Como você tem percebido esse momento e como tem se posicionado?

Fabiane Soares – Idealizadora da F2 Consultoria e Assessoria

Marcela Brito – Cofundadora da Iventys Educação Corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *